• Agnaldo Castro

Próteses de silicone: existe um tipo ideal para o seu corpo

A primeira consulta é um momento mágico para a maioria das pacientes. Estar aqui no meu consultório é a realização de um sonho para muitas delas. São mulheres que desde a adolescência enfrentam problemas de autoestima por diversas causas. Porém, pela minha experiência, o tamanho e o formato dos seios são o principal motivo de reclamação.

Por algum tempo, as jovens incomodadas com as suas mamas tentam disfarçá-las adotando vestuários que não valorizem os seios ou utilizando sutiãs com enchimento, a depender do caso. Escolher uma roupa com decote para uma festa ou colocar um biquíni para ir à praia, por exemplo, se transformam em uma sessão de tortura. O fato é que este incômodo gera consequências até nos relacionamentos amorosos.



Este é o seu caso? Não adie o que tem solução!

Talvez você esteja insegura para dar o primeiro passo, possivelmente porque não gostou do resultado da cirurgia de alguma conhecida ou dos exageros que vemos por aí.

Mas não se preocupe: existem vários tipos de próteses de silicone e um deles será o mais adequado para o seu corpo. O cirurgião plástico vai te ajudar a escolher qual o mais indicado de acordo com a sua expectativa. Por isso, escolha um profissional que te passe total confiança e te auxilie nesta decisão.




Os vários tipos de próteses de silicone

O que difere os tipos de prótese de silicone, além do tamanho, são três características básicas: o formato, o perfil e as texturas. O objetivo da paciente com o procedimento e a análise da sua estrutura corporal vão determinar a escolha que faremos.

Será uma decisão, como eu sempre digo, individual. Não canso de repetir no meu consultório: cada paciente é uma paciente! Não acredite em fórmulas e padrões prontos.

Nas minhas redes sociais já falei sobre as texturas das próteses, mas neste artigo quero abordar com mais profundidade os diferentes formatos e perfis.

Os formatos da prótese

Os dois formatos mais usados aqui na clínica são o redondo e o anatômico. O formato cônico também está disponível, mas é menos utilizado. No caso do formato redondo, ele garante uma distribuição mais homogênea do volume. Por isso, utilizamos quando o objetivo é deixar a mama mais preenchida e com o colo mais marcado. Este é o seu caso?

Já as próteses anatômicas assemelham-se a uma pêra. Este formato confere uma mama mais natural e, por isso, costuma ser a opção das mulheres que não querem chamar tanta atenção para a mudança no visual. Também costumo usar as próteses anatômicas em pacientes que precisam fazer a reconstrução mamária, nos casos de câncer.






Os perfis da prótese de silicone

O perfil também é chamado de projeção. Para que você possa entender melhor, ele corresponde à altura central da prótese, ou seja, o quanto ela projeta a mama para frente.

Esta decisão depende de fatores como o formato do tórax, a altura da paciente e a largura da base da mama. Uma prótese maior que a caixa torácica da paciente pode, por exemplo, ultrapassar o limite da linha axilar, dando ao corpo um aspecto desarmônico. Além disso, o peso do implante de silicone pode fazer com que a mama caia mais rapidamente, principalmente quando colocada acima do músculo.

O perfil superalto possui base menor e maior projeção. Portanto, a prótese é mais “pontuda”, se for comparada aos outros modelos. Grande parte do volume fica concentrada no centro da prótese. Esta vai ser a sua opção se desejar um resultado com os seios mais projetados e, claro, se o formato do seu tórax for compatível com esta escolha. O implante superalto é mais recomendado para mulheres que têm o tórax estreito e os seios naturalmente pequenos. Neste caso, há pouco espaço para próteses de base larga.

A prótese de perfil alto apresenta base maior e projeção menor em comparação com o perfil superalto. Muito utilizada nas pacientes com tórax um pouco mais largo. Também é a escolhida pelas pacientes interessadas em deixar as mamas mais juntinhas e preenchidas, não tão projetadas.

Existe o mito, por exemplo, de que o perfil de silicone super alto é o que deixa o colo mais marcado. Mas não é bem assim: este resultado só será atingido com a prótese que mais se adaptar à anatomia torácica da paciente. Para mulheres com o tórax mais largo, este resultado seria alcançado com a prótese de perfil alto, já que a base maior preencherá mais a mama, deixando-as mais juntinhas.

Já as próteses de perfis baixo e moderado apresentam base mais larga e menor projeção em relação aos perfis alto e superalto. Até preenchem bem o seio em termos de largura, mas são mais utilizadas nas pacientes que já têm um tórax projetado, uma vez que a altura central do implante não é tão grande. Provavelmente não será a sua opção se estiver querendo seios mais chamativos.




Marque sua consulta e faça a sua avaliação

Cada cirurgia plástica é peculiar. Portanto, não é porque sua amiga teve um bom resultado com uma prótese específica que você também terá seios idênticos aos dela caso escolha o mesmo tipo de implante. Apenas um cirurgião plástico capacitado poderá ajudar na escolha do tipo e tamanho ideal de prótese para você.

Aqui mesmo no meu site você pode tirar dúvidas e marcar uma consulta. Ficarei feliz em te ajudar a dar este grande passo para uma nova vida!

Dr Agnaldo Castro | Cirurgião Plástico

CRM 164631 | RQE 79273