• Agnaldo Castro

Mastopexia X Mamoplastia de aumento: entenda qual o procedimento mais indicado para você!

Você costuma se imaginar com os seios dos sonhos? Salva várias fotos nas redes sociais do decote que gostaria de usar na próxima festa? O artigo de hoje serve também como alerta: é a última chamada para o verão, como já anunciava no passado o funk carioca.



O seu objetivo já está claro: ter mamas bem delineadas e em harmonia com o seu corpo. O próximo passo é saber qual o procedimento mais adequado para alcançar este resultado. É comum as pacientes chegarem à clínica ainda com muitas dúvidas sobre as diferenças e indicações da mastopexia e da mamoplastia de aumento.


Teste simples e caseiro para tirar sua dúvida

Quero indicar aqui um teste simples, que você pode fazer agora mesmo em frente ao espelho. Pegue uma caneta e coloque embaixo do peito. Se ela não cair (ou seja, permanecer presa pela sua mama), é um indicativo que você apresenta flacidez mamária. Neste caso, o procedimento mais adequado é o da mastopexia, que vai retirar o excesso de pele das mamas.


Mastopexia: quando há flacidez nas mamas

É comum mulheres que já tiveram filhos apresentarem este tipo de flacidez. Mas não é uma regra: também ocorre por conta da estrutura corporal da paciente, independente da idade. Mulheres que tiveram grande oscilação de peso também são mais suscetíveis a apresentarem sobra de pele nas mamas. Não se culpe, é algo extremamente normal e o melhor: tem solução!


Na mastopexia retiramos este excesso de pele e subimos a aréola o quanto for preciso. Dependendo da avaliação do cirurgião plástico, uma prótese de silicone pode ser necessária, como nos casos de mamas flácidas e com pouco volume mamário, ou até mesmo de consistência muito amolecida. Isso vai depender de uma série de fatores, inclusive do resultado desejado pela paciente.


Mamoplastia de aumento: seus seios do tamanho que você sempre sonhou


Já a mamoplastia de aumento é indicada para aquelas pacientes com mamas pequenas e sem flacidez de pele. Dica: a caneta caiu quando você fez o teste? Então é um sinal de que o seu caso não envolve a retirada do excesso de pele, podendo então ser colocada apenas a prótese de silicone sem a mastopexia associada.


A mamoplastia de aumento vai garantir mais volume e destaque às mamas. Aqui no meu site já expliquei os diferentes tipos de próteses. Vale a pena conferir antes da primeira consulta na clínica.


As semelhanças entre as duas cirurgias

Nos dois procedimentos as etapas da anestesia podem ser semelhantes. Já com a paciente anestesiada, é o momento de começar a remodelar os seios. Na mastopexia o tecido subjacente é levantado e remodelado para melhorar a firmeza e o contorno das mamas. Além disso, o mamilo e a aréola são reposicionados e o excesso de pele é retirado.


Já na mamoplastia de aumento o processo é mais simples. Não é feita toda esta modificação da arquitetura do tecido mamário, nós apenas realizamos uma incisão no sulco infra mamário e posicionamos a prótese no plano previamente escolhido em consulta - acima ou abaixo do músculo.


Por isso, enquanto a cicatriz da mastopexia é em “T” (ao redor da aréola, na coluna e no sulco infra mamário), na prótese simples ela existirá apenas no sulco infra-mamário, com uma extensão de aproximadamente 5cm. O aspecto final de ambos os procedimentos é bastante satisfatório.


A escolha de um cirurgião plástico experiente e os cuidados pós-cirúrgicos adequados reduzem as chances de intercorrências ou complicações.


A recuperação pós-cirurgia plástica

O pós-cirúrgico é um pouco mais prolongado no caso da mastopexia, já que mexe na arquitetura da glândula mamária. De forma geral, em um mês a paciente já estará liberada para as atividades habituais como dirigir, dormir de lado ou levantar o braço completamente acima do nível dos ombros. Já no segundo mês, será possível retomar a rotina de exercícios físicos como ginástica, dança etc e até mesmo pegar peso, porém evitando peito e braços. Em 90 dias, a expectativa é que a paciente já não tenha mais esta limitação.


Marque a sua consulta!

A avaliação de um cirurgião plástico é imprescindível antes de você escolher entre os dois procedimentos. Por isso procure um profissional experiente e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


Nossa clínica está à sua disposição. E você pode marcar sua consulta agora mesmo aqui pelo site. Te espero no consultório!

 

Dr. Agnaldo Castro | Cirurgião Plástico

CRM 164631 | RQE 79273

Posts recentes

Ver tudo