• Agnaldo Castro

Harmonização facial: cuidado nos exageros!

Recebo no consultório muitos pacientes que buscam a harmonização facial, um tratamento que pretende nada mais do que o próprio nome já diz: harmonizar o rosto. Mas este não é um tratamento único, com apenas uma direção ou forma de ser realizado: existem diversos tratamentos que podem ser realizados no rosto para isso.


Acima de tudo, é preciso entender os objetivos do paciente para traçar a melhor estratégia. Ainda existe muita gente que não entende o conceito de harmonização facial ou acha que ela se resume ao preenchimento. Quero aqui te mostrar as várias possibilidades para deixar o seu rosto mais harmônico e, consequentemente, mais bonito... Sempre com mais segurança e possibilidades de melhores resultados.



Tratamentos realizados


É certo que o preenchimento com ácido hialurônico é a ferramenta mais conhecida e mais utilizada na harmonização facial. Mas podemos ter resultados muito positivos complementando o tratamento com fios de PDO, fios de tração, toxina botulínica e até mesmo bioestimuladores de colágeno, ultrassom e outras tecnologias.


Tudo isso vai depender do objetivo do paciente, bem como da avaliação inicial realizada. Nessa etapa, são observadas as diversas camadas da face, desde a pele até a estruturação óssea. A partir disso, traçamos um plano de tratamento a longo prazo para rejuvenescimento e harmonização facial, que pode conter várias fases e diferentes procedimentos associados.


Lembrando que a segurança do paciente é algo fundamental para mim. Por isso, utilizo apenas substâncias que sejam biocompatíveis, ou seja, reconhecidas pelo nosso organismo como algo próprio do corpo. Isto evita complicações como rejeição e inflamações crônicas desencadeadas pela presença do produto. Além disso, o fato das substâncias serem degradáveis e dos tratamentos não serem definitivos também é vantajoso, uma vez que podemos fazer novas sessões acompanhando as mudanças causadas pelo processo natural de envelhecimento.

Preste muita atenção se algum profissional indicar substâncias como o PPMA (Polimetilmetacrilato). Preenchedores definitivos podem desencadear reações inflamatórias persistentes e complicações a longo prazo.


Para quem é indicada?


A harmonização facial é recomendada para qualquer pessoa que deseja ficar mais bonita ou rejuvenescer - tenha ela algum sinal de envelhecimento ou simplesmente queira postergar os sinais da idade.


É muito importante que haja uma avaliação antes do tratamento, quando o paciente explica seus incômodos com a estética da face e fala sobre as expectativas de resultados.


Ainda que não se trate de um procedimento cirúrgico, essas informações vão ajudar o profissional na condução do procedimento e reduzir as chances de complicação, trazendo maior satisfação aos pacientes.


Cuidado!


Mesmo com a exposição na TV ou em redes sociais de resultados “pouco agradáveis” de harmonização facial (ou seja, não bem realizados), é bastante comum que pacientes recorram a profissionais sem muita experiência para realizar o procedimento. Planejamentos inadequados em relação ao tratamento e falta de expertise na técnica podem levar a exageros e rostos padronizados ou artificias.


Por isso, reforço a importância de que a harmonização seja feita por um profissional experiente e com bom senso. Ele deve te orientar da melhor forma e saber tratar as possíveis complicações decorrentes do procedimento.


Resultados


O cirurgião plástico ou dermatologista é o profissional mais adequado para executar um tratamento de harmonização facial, devido ao seu amplo conhecimento da anatomia facial e senso estético.


Se o preenchimento for aplicado em doses excessivas, em locais incorretos ou com o uso de produtos que não são indicados, por exemplo, o efeito pode ser desde ínfimo a absurdo. Essa linha tênue de riscos deve ser considerada por quem deseja ter um procedimento com segurança e bons resultados.


Marque a sua consulta!


A avaliação de um cirurgião plástico é imprescindível antes de você optar por qualquer procedimento. Por isso, procure um profissional experiente e que seja reconhecido como especialista.


Nossa clínica está à sua disposição. E você pode marcar sua consulta agora mesmo aqui pelo site. Te espero no consultório!


 

Dr. Agnaldo Castro | Cirurgião Plástico

CRM 164631 | RQE 79273