MAMOPLASTIA REDUTORA
Seios excessivamente grandes são um problema para várias mulheres. O peso do tecido mamário em excesso gera não somente uma limitação funcional, mas também baixa autoestima e problemas psicológicos.
A redução de mama remove o excesso de gordura, do tecido glandular e da pele, para que ela atinja um tamanho proporcional ao corpo da paciente.
O ideal é que a cirurgia seja realizada quando o desenvolvimento da mama estiver completo, o que acontece com o fim da puberdade. Do contrário, pode ser necessário que a paciente tenha que se submeter a uma segunda cirurgia devido à modificação da mama com o seu desenvolvimento.

Como é feito o procedimento?
-
A cirurgia de redução de mama geralmente é realizada através de incisões nos seios com a remoção cirúrgica do excesso de gordura, do tecido glandular e da pele.
-
A técnica usada para reduzir o tamanho de seus seios será determinada pelas particularidades anatômicas, composição da mama e quantidade da redução.
-
Em alguns casos, podem ser realizados refinamento com lipoaspiração das regiões laterais ou axilares, por exemplo.
-
A extensão e o formato da cicatriz variam de acordo com cada caso.
Tempo de cirurgia e recuperação
-
O tempo médio de duração da cirurgia é de três a quatro horas, podendo ser alterado de acordo com a complexidade do caso.
-
A paciente vai para o quarto logo após a cirurgia e permanece hospitalizada, tendo alta normalmente no dia seguinte.
-
A volta ao trabalho geralmente é liberada depois do 7º dia de pós-operatório, desde que sem esforço excessivo para os braços
-
Deve-se evitar esforço físico nos primeiros 30 dias e não movimentar os braços em excesso. Não levantar os cotovelos acima dos ombros durante 1 mês.
-
Caminhadas esportivas e esportes que não envolvam a área operada podem ser realizados após 45 dias. Ginástica e esportes que envolvam a área operada (musculação para braços, ombros, peitorais e dorso, natação, aeróbica etc.) são liberados após 4 meses, adotando a técnica de exercícios progressivos.
-
O resultado pode ser melhor avaliado a partir de 6 meses. Porém, a cicatrização final acontece entre 12 a 18 meses.
Contraindicações
-
A mamoplastia redutora é contraindicada para pacientes que apresentem doenças prévias em fase aguda, mulheres em fase de amamentação ou em uso de medicamentos anticoagulantes.
-
Fumantes e mulheres com obesidade têm maior risco de necrose. A paciente é orientada a perder peso e cessar o tabagismo para realizar o procedimento com maior segurança.
Desconforto e reações esperadas
-
A dor no pós-operatório é discreta e minimizada com analgésicos leves. Costuma ser mais frequente no período pré-menstrual. Pode ocorrer dores no braço, devido à anestesia e a postura durante a cirurgia.
Cuidados após a cirurgia
-
O período médio de utilização do sutiã cirúrgico é de dois meses durante 24h, podendo no 3º mês ser utilizado somente ao longo do dia ou da noite.
-
A meia antitrombo normalmente é utilizada durante 7 a 10 dias.
-
A alimentação deve ser feita de forma normal, salvo em casos especiais, os quais receberão orientação específica.
-
Devido ao fato de estar se sentindo muito bem, a paciente pode esquecer-se de que foi operada recentemente, permitindo-se esforços prematuros que poderão lhe trazer prejuízos.